MARCO SILVA

O tenista Marco Silva começou sua carreira tenística aos 12 anos, para muitos já considerado tarde, mas para ele que amava o esporte mas não tinha condições de pagar por aulas, foi em momento oportuno. Começou a prática como catador de bolinhas, ou boleiro, e assim de maneira autodidata foi aprendendo e aperfeiçoando a técnica de maneira irrepreensível, já que é bastante perfeccionista.

Começou a dar aulas com 16 anos e jogar alguns torneios, apresentando talento incontestável, mas não podendo seguir o calendário infanto-juvenil, pois tinha de dar aulas de tênis para seu sustento e não possuía patrocínio ou alguém que o incentivasse.

Começou então a jogar torneios paranaenses que podiam ser conciliados com suas aulas e foi por muitas vezes o tenista No. 1 do Paraná. Podemos citar os anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2004 e 2005.

Em 2001 o tenista esteve em Madrid jogando o Campeonato Espanhol por 02 meses e conquistou o título de vice-campeão de duplas de Madrid.

Jogou vários torneios abertos pelo sul do Brasil onde ganhou diversos títulos.

Em 2006 começou a jogar a principal categoria Sênior (35 a 40 anos), foi campeão de várias etapas e conquistou o título de vice-campeão brasileiro de 2006 disputado em Goiânia.

Em julho de 2007 sagrou-se campeão brasileiro em Guarapari – ES, partida que foi transmitida ao vivo pela Rede Record de Televisão para todo o estado, e teve uma enorme repercussão. Em agosto do mesmo ano foi bicampeão do torneio internacional de Florianópolis. Logo em seguida, em 2008, veio então o bicampeonato conquistado em Brasília.

Foi campeão do VETS Internacional de Curitiba, categoria 40 anos.

Em 2009 chegou às oitavas de final do Campeonato Mundial de Mallorca na Espanha.

Campeão do Torneio Internacional de Porto Alegre com participação de vários tenistas do mundo, com maior pontuação da ITF.

Em 2010 foi campeão brasileiro categoria 40 anos em Angra dos Reis e participou da equipe brasileira no sulamericano em Santiago do Chile.

Em 2011 alcançou o bicampeonato brasileiro categoria 40 anos em Uberlândia- MG, terminando este ano como tenista número 1 do Brasil.

Em 2012 foi vice-campeão do Master Tour Itaú de Tênis duplas, etapa Curitiba, que reúne ex-profissionais e grandes nomes do tênis brasileiro, final esta televisionada pela Bandsports. Conquistou também o Torneio Internacional de Brasília e o Torneio Internacional do Rio de Janeiro o que lhe garantiu a quarta posição no ranking mundial de 45 anos da ITF. Já no mês de julho sagrou-se penta campeão brasileiro ( bi 35 anos, bi 40 anos, e campeão 45).


Marco Silva no Campeonato Nacional

 

Desde março de 2003 o tenista possui sua própria Academia de Tênis onde tenta passar aos alunos a mesma garra, determinação, disciplina e amor ao esporte que sempre pontuou sua carreira.

 

DESTAQUES NA MÍDIA

A seguir algumas das inúmeras matérias do tenista em destaque nos jornais, revistas, internet e demais setores da mídia em geral.

Além de Marco Silva, mais seis paranaenses decidiram o título, dentre os quais, outros três foram campeões. Mônica Gulin foi campeã nos 40 anos, Ílio Santos foi o vencedor nos 70 anos e Brigitte Braun nos 75 anos. Marcia Pelanda, nos 40 anos, Paulina Alves nos 70 anos e Regina Fontanelli nos 60 anos, foram vice-campeãs em suas respectivas categorias.

 

 

O ITF Seniors do Rio de Janeiro é uma realização do Marina Barra Clube, tem a chancela da ITF (Federação Internacional de Tênis), COSAT (Confederação Sul-americana de Tênis), CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e supervisão Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro.

A próxima etapa do ITF Senior será realizada em Curitiba, no mês de julho, nas quadras do Santa Mônica Clube de Campo. Oportunidade de conferirmos de perto os destaques do nosso tênis, em especial o desempenho de Marco Silva, jogando em casa. Oportunidade rara. Fica o convite.

 

Marco Silva é campeão e chega a número 4 de sua categoria no ranking mundial.


Na foto, Marco Silva e Márcia Pelanda, campeão e vice-campeã.

O torneio ITF Seniors do Rio de Janeiro, terceira etapa do Circuito Nacional de Seniors da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) definiu no último sábado (20) os campeões das categorias 35 anos, 40 anos, 45 anos, 50 anos, 55 anos, 60 anos, 65 anos, 70 anos e 75 anos, masculino e feminino. Sete paranaenses decidiram o título, dentre os quais, quatro foram campeões. Marco Silva conquistou o título da categoria 45 anos, Mônica Gulin foi campeã nos 40 anos, Ílio Santos foi o vencedor nos 70 anos e Brigitte Braun nos 75 anos. O vice-campeonato foi conquistado por Marcia Pelanda, nos 40 anos, Paulina Alves nos 70 anos e Regina Fontanelli nos 60 anos. , Marco Silva, que agora compete pela categoria 45 anos, com o resultado passa a ocupar a quarta colocação no ranking da Federação Internacional de Tênis, em sua categoria.

 

A carreira começou mais tarde

Marco Silva teve o primeiro contato com o tênis aos 14 anos, trabalhando como boleiro "catando bolinha". Logo, apaixonou-se pelo tênis e passou a treinar, mas a sua participação em torneios demorou a iniciar, devido à falta de recursos e sem patrocínio. Os primeiros títulos vieram pela categoria de classes, já que não teve a oportunidade de jogar o profissional. Neste este momento importante de sua carreira, o tenista aguarda a

 

 

15/03/2008 Curitiba PR
Vets Internacional de Curitiba de Tênis no Graciosa Country Club

A disputa do torneio começa na próxima segunda-feira com a participação de 336 tenistas

Os melhores tenistas brasileiros do seniors e vários atletas estrangeiros participam da 15º edição do Vets Internacional de Curitiba de Tênis, válido pelo grupo 02 da ITF (Federação Internacional de Tênis). O evento que será disputado na sede tradicional, o Graciosa Country Club, em Curitiba, reunirá 336 tenistas, entre os dias 17 e 22 de março. Este torneio também conta pontos para o ranking da CBT (Confederação Nacional de Tênis) e para o da FPT (Federação Paranaense de Tênis) pelo grupo 01. Três representantes fortes entrarão em ação nesta disputa, o tenista paranaense, campeão brasileiro do seniors em 2007 e 4º colocado no ranking nacional nesta temporada pela categoria 35 anos, Marco Silva, o carioca Clayvert Gusmão, número 01 do ranking

nacional e o paulista Roberto Caira, número 03 do ranking brasileiro. Além do argentino Nicollas Becerra, candidato forte ao título. Marco Silva busca um título inédito em sua carreira. Ele disputa pela terceira vez esta competição e diz que entra em quadra bem preparado na parte física, mental e espiritual. "A expectativa para este torneio é excelente e vou entrar em quadra decidido a conquistar esse titulo que ainda não alcancei na minha carreira", disse. O Vets de Curitiba é realizado desde 1993, sendo que as duas primeiras edições (93 e 94) aconteceram no Clube Curitibano, reunindo somente tenistas brasileiros. No ano seguinte, o torneio não foi disputado por falta de patrocínio. O Graciosa Country Club tornou-se o organizador oficial deste torneio desde 1996. Com 15 quadras, 11 abertas e 4 cobertas, o Graciosa Country Club conta com uma infra-estrutura de grande porte para o tênis. As quadras são todas iluminadas e possuem arquibancadas para que o público possa acompanhar os jogos. A entrada para o público é de graça. Este evento é supervisionado pela Federação Paranaense de Tênis, ITF (Federação Internacional de Tênis), Vets Tennis, CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e Confederación Sudamericana de Tenis. O torneio também conta com o patrocínio do HSBC e apoio da Lacta e Dunlop.

Os melhores tenistas brasileiros do seniors e vários atletas estrangeiros participam da 15.º edição do Vets Internacional de Curitiba de Tênis, válido pelo grupo 2 da ITF (Federação Internacional de Tênis). O evento que está sendo disputado até dia 22 na sede tradicional, o Graciosa Country Club, em Curitiba, reune 336 tenistas. Este torneio também conta pontos para o ranking da CBT (Confederação Nacional de Tênis) e para o da FPT (Federação Paranaense de Tênis) pelo grupo 1.

Três representantes fortes entrarão em ação nesta disputa: o tenista paranaense, campeão brasileiro do seniors em 2007 e 4.º colocado no ranking nacional nesta temporada pela categoria 35 anos, Marco Silva; o carioca Clayvert Gusmão, número 1 do ranking nacional, e o paulista Roberto Caira, número 3 do ranking brasileiro. Além do argentino Nicollas Becerra, candidato forte ao título.

O Vets de Curitiba é realizado desde 1993, sendo que as duas primeiras edições (93 e 94) aconteceram no Clube Curitibano, reunindo somente tenistas brasileiros. No ano seguinte, o torneio não foi disputado por falta de patrocínio. O Graciosa Country Club tornou-se o organizador oficial deste torneio desde 1996.

Com quinze quadras, onze abertas e quatro cobertas, o Graciosa Country Club conta com uma infra-estrutura de grande porte para o tênis. As quadras são todas iluminadas e possuem arquibancadas para que o público possa acompanhar os jogos.

 

 

 

 

 

Marco Silva e Marcia Pelanda dão entrevista sobre sua parceria nas duplas na revista Sorria que é vendida nas Drogarias de todo Brasil.